Nova onda de calor atinge o Brasil com temperaturas extremas
-
Foto: Estadão / Reprodução -
Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste enfrentarão altas temperaturas nos próximos dias, com alertas emitidos pelo Inmet e Defesa Civil
A partir desta segunda-feira (16), o Brasil enfrenta uma nova onda de calor, a terceira do ano, afetando os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com possibilidade de extensão para Goiás e Bahia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para altas temperaturas, em vigor até quarta-feira (19), com máximas previstas de até 38°C em algumas regiões. Na capital paulista, a temperatura pode atingir a maior média do ano de 2025, superando os 33,6°C registrados em 22 de janeiro, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
No Rio de Janeiro, a prefeitura emitiu um alerta para calor extremo, com máximas de 42°C e mínimas de 22°C nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18). Entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20), as temperaturas podem chegar a 39°C. A capital fluminense pode superar o recorde de dia mais quente em fevereiro, que é de 41,8°C, registrado em 2023 na estação de Irajá.
No Sul do país, o Rio Grande do Sul enfrentou sua primeira onda de calor entre os dias 17 e 23 de janeiro. Durante a segunda onda, o Inmet emitiu um aviso vermelho de grande perigo entre 2 e 12 de fevereiro para o estado gaúcho e partes de Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul registrou máximas acima de 40°C em vários municípios, enquanto Porto Alegre teve uma temperatura máxima de 39,3°C.
Deixe seu comentário